Trabalhos Científicos
Data limite para recebimento de resumos:
18/06/2024 Divulgação do resultado da avaliação: 19/07/2024 |
- I – Instruções para submissão de trabalhos
- II - Instruções para preparação de trabalhos
- III - Informações importantes
- IV - Temas
- V - Instruções para trabalhos aprovados - Apresentação Oral
- VI - Instruções para trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico
- VII - Premiação
- VIII - Publicação
- IX - Certificados
I – Instruções para submissão de trabalhos
Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no evento e com o pagamento da inscrição confirmado. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já inscrito.
Os trabalhos poderão ser resumos de pesquisas científicas ou relatos de casos. Os autores poderão selecionar a modalidade preferencial de apresentação: apresentação oral ou pôster eletrônico.
O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso.
Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:
1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
2) Clique no menu [Meus Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o trabalho, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão.
ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Ao finalizar a submissão do(s) trabalho(s), clique o botão "Desconectar".
6) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo(s) trabalho(s) (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão).
7) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
8) Para acessar novamente a área restrita, clique no menu MEU LOGIN e informe o seu LOGIN e SENHA. Para recuperar a sua senha, utilize a opção "Lembrar Senha", localizado abaixo do formulário de login.
II - Instruções para preparação de trabalhos
• O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
• O corpo do texto não deve exceder 3000 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).
• Os resumos de pesquisas científicas deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
• Os relatos de casos deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos incomuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham grande relevância.
• A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
• Não inclua no resumo imagens (materiais fotográficos, exames de imagem etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.
• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave.
• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, se é um estudo em andamento, por exemplo, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
• Serão recusados trabalhos que constem apenas revisão da literatura.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas
III - Informações importantes
• O trabalho poderá ser enviado em português, inglês ou espanhol. É fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser rejeitado.
• O prazo para submissão dos trabalhos é: 18/06/2024.
• Serão aceitos até 3 (três) trabalhos por inscrição.
• Cada trabalho poderá apresentar, no máximo, 04 (quatro) autores. Insira os autores na ordem desejada. Quando o autor principal for um aluno de graduação, será necessário que o último autor seja o orientador.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores.
• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 19/07/2024.
• A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
• É condição para a submissão dos trabalhos a adequação às normas definidas, bem como a aceitação da apresentação do trabalho no dia e horário definido pela Comissão. A Comissão se reserva o direito de alocar as apresentações de trabalhos da forma como melhor convier à organização do evento.
• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
• Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão confeccionados seguindo a ordem cadastrada de autores.
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
• O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentá-lo, se aceito, durante o evento.
• A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
IV - Temas
» APRESENTAÇÃO ORAL CIENTÍFICA» APRESENTAÇÃO ORAL CLÍNICO
» PÔSTER CIENTÍFICO
» PÔSTER CLÍNICO
V - Instruções para trabalhos aprovados - Apresentação Oral
Os temas livres (científico e clínico) que foram aprovados para serem apresentados na Arena Principal, estão listados de acordo com a “face” da arena quadrilátera (1, 2, 3 e 4), dia da apresentação (03, 04, 05 e 06.09.2024), no período da manhã (09h as 12:15h).
Caso o seu trabalho não tenha sido aprovado para apresentação nesta categoria, pode ser que tenha sido aprovado como “e-poster” (ver instruções VI).
Cada apresentação “tema livre” terá 10 minutos de duração e até 5 minutos de arguição pela banca avaliadora, compostas por cirurgiões bucomaxilofaciais. A apresentação que ultrapassar os 10 minutos terá implicação na avaliação, e o tempo de arguição será descontado para não exceder o tempo máximo de 15 minutos para apresentador.
É importante ressaltar que as apresentações devem ser padronizadas em Power Point (.pptx) e o tamanho dos “slides” no formato 16:9.
As apresentações deverão ser salvas na “mídia desk” até uma hora antes do horário agendado.
Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
VI - Instruções para trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico
Os trabalhos que foram aprovados como e-posteres, serão expostos em “Totens” localizados na Sala “e-poster”.
Os totens numerados são telas interativas, as quais terão 10 trabalhos por Totem disponíveis para o acesso dos congressistas e autores, como listados na divulgação. Esse grupo de trabalhos ficarão expostos durante todo o dia 03, 04, 05 e 06.09.24.
Desses trabalhos aprovados, as 17h dos dias 03, 04 e 05.09, e as 11h do dia 06.09, 5 trabalhos poster científico e 5 trabalhos poster clínico serão apresentados para uma comissão avaliadora, os quais serão os finalistas desta categoria. A apresentação dos finalistas terá duração de até 5 minutos e 3 minutos de arguição pelos avaliadores.
Os arquivos dos e-posteres deverão ser confeccionados em slide único, na orientação retrato, com dimensões 45 cm x 80 cm (largura x altura), salvo em formato .pdf ou .pptx, e deverão ser enviados até o dia 30.08.24, pela seguinte plataforma de submissão: https://e-poster.com.br/cobrac2024/
O autor que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
A emissão do certificado de apresentação do trabalho é condicionada ao envio arquivo do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
VII - Premiação
As premiações serão divulgadas somente na Cerimônia de Premiação no encerramento do evento, no dia 06.09.24 na Arena Principal, num ambiente de muita alegria e comemoração para todos os congressistas.
Segue os prêmios que serão oferecidos pelo XXVI COBRAC:
Tipos de apresentações |
1º lugar * |
2º lugar * |
3º lugar |
|
---|---|---|---|---|
Oral Científico |
2.000,00 |
1.500,00 |
|
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Oral Clínico |
2.000,00 |
1.500,00 |
|
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e-Poster Científico |
1.000,00 |
500,00 |
|
|
e-Poster Clínico |
1.000,00 |
500,00 |
|
* Os valores são em reais (R$)
VIII - Publicação
Os trabalhos aceitos e apresentados durante o Congresso serão publicados no periódico Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS).
IX - Certificados
Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso.
- Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” do site do congresso.